Para aprender a capoeira começamos com a movimentação básica ou seja a "ginga", explicada anteriormente.
E ainda, para ajudar na coordenação do aprendizado da ginga, a próxima atividade foi gingar com o colega um segurando na mão do outro, os dois realizando o movimento ao mesmo tempo.
A ginga é a movimentação básica da capoeira e que da inicio a outras ações como as de ataque, esquiva, contra ataque ou fuga. Segundo Mestre Bimba "O gingado é a alma da capoeira!"
No próximo exercício, aprendemos uma técnica de defesa, conhecida como cocorinha aonde o defensor de agacha de frente para o adversário, mantem os pés no chão protegendo o rosto com um dos braços enquanto o outro se mantem no chão.
Aprendemos também o chute técnica de ataque denominada meia lua
Apos aprender todas estas técnicas, a professora propos uma brincadeira ludica uma "mãe cola" diferente, o aluno que era "colado" ficava na posição de defesa de cocorinha e para ser descolado o colega deveria executar o chute meia lua, virar de costas pro colega e com as mão por debaixo das suas pernas pegar e pegar nas mãos do colega colado que deveria passar por debaixo das pernas do colega para ser descolado, a brincadeira rendeu boas risadas.
A seguir conhecemos a técnica chamada de "AÚ", movimento bem semelhante a "estrela" da ginástica olímpica. Para nos ensinar a professora usou um método bastante utilizado para o ensino da capoeira infantil, utilizando uma contagem de 4 tempos com a palavra CHO-CO-LA-TE cada silaba corresponde a um movimento, inicia-se primeiro colocando pé direito a frente, depois a mão direita no chão, seguindo da mão esquerda no chão e por fim pé esquerdo no chão e assim vai progredindo e nos próximos passos ao invés de colocar os pés no chão realiza o salto tirando as pernas do solo e caindo em pé, este é o AÚ.
Para nos preparar para a roda de capoeira, realizamos mais uma atividade em duplas combinava com o clega quem começaria atacando e quem começaria defendendo. Utilizando a cocorinha para defesa e a meia lua para o ataque, como no video.
Quando esta rolando a roda de capoeira, junto com a música e o som do berimbau acompanha também o som das palmas que tem um ritmo, para pegarmos este ritmo a professora passou uma método também utilizado com crianças, é uma contagem em três tempos usando as palavras CAFE COM PÃO, CAFE COM PÃO, não se deve pronunciar nem muito devagar nem muito rápido e mantendo sempre o mesmo ritmo.
E para o fim da aula, realizamos a roda de capoeira utilizando todas as técnicas usadas em aula. Como é uma modalidade nova e de certa forma desconhecida, ficamos um pouco envergonhados. Confira no vídeo.
Valeu pessoal, ate a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário