Vamos lá!
Inicialmente, tivemos o bom e velho alongamento de sempre. Em seguida, fizemos um aquecimento lúdico que funcionou assim:
Seguindo os comandos da professora, deveriamos correr de lado, por exemplo, e a um outro sinal, deveriamos deitar de costas. Outro sinal era dado e nós voltavamos a correr, só que agora de costas, após um novo sinal, deviamos deitar com a barriga no chão. Mais a atividade ainda estava fácil. Para complicar a professora ordenou que, em duplas, deviamos segurar na gola do kimono de nosso colega (os alunos que não tinham kimono podiam fazer a aula com blusa moletom), da maneira como representada na foto:
A ideia da brincadeira continuou a mesma, porém, agora deveriamos realizar a corrida e os movimentos em duplas e sem soltar da gola do colega, o que a dificultou e tornou mais lúdica.
Alunos correndo em duplas
Deitados sem largar as golas
Juntos, virar uma cambalhota para frente e em seguida para trás
Para dificultar um pouco mais, a professora mandou que um dos alunos ficasse de frente e outro de costas, como na foto seguinte:
E assim prosseguiu a brincadeira...
Aumentada a dificuldade, uma pessoa da dupla virava cambalhota para frente e a outra virava para trás.
Aquecimento realizado, demos continuidade as apresentações de trabalhos sobre jogos de oposição, que não puderam ser concluídas na aula anterior, pois nossa turma é bastante numerosa.
Depois das apresentações, a professora fez uma introdução a uma luta específica: o Judô.
O Judô, que pode ser traduzido como "Caminho suave", teve sua origem por volta de 1882. Seu fundador, Jigoro Kano, era um jovem de frágil constituição física, o que o tornava alvo da brutalidade e da violência dos demais adolescentes de sua época. Porém, experiências como essas, fizeram com que se despertasse nele um desejo de mudar. Dedicou-se muito a prática de artes marciais, especialmente ao jiu jitsu, e como resultado disso, Jigoro Kano criou o Judô, com origem fundamentada naquela.
"Mínimo de esforço e máxima eficácia." (Jigoro Kano).
Após nós dar uma breve introdução sobre a origem do Judô, a professora nos explicou sobre os elementos técnicos do desporto, que são eles:
- Saudação:
É o elemento feito antes de qualquer aula de Judô. Demonstra sinal de respeito. Existe a saudação que é feita em respeito ao seu fundador, Jigoro Kano, e também a saudação usada entre aluno e professor.
Ambas devem ser feitas antes e depois do treinamento/aula.
- Quedas (Ukemis)
Podem ser divididos em quatro categorias:
- Queda Frontal – nessa categoria a professora nos passou um exercício utilizado na iniciação com crianças, o que justifica o caráter fantasioso da explicação. Desenvolvimento: ajoelhados, devemos levar uma perna à frente, de modo que o pé encoste o chão e a perna fique fletida a 90º, como na imagem que segue:
Devemos apoiar a mão na perna flexionada. Agora, na iniciação, você pode contar uma história: a mão apoiada na perna é a casinha do coelho e a mão que está livre é o coelhinho. Ele precisa entrar na toca, então você deve passar a mão livre para dentro da casinha. Mais você deve olhar para a mão, para ver se o coelho não vai fugir. Então a criança vai rolar por sobre os ombros.
2. Queda Costas – novamente a mestre nos demonstrou a explicação com um exercício utilizado na iniciação. Desenvolvimento: deitados em decúbito dorsal (com as costas no chão), devíamos abraçar os joelhos e ficarmos como se fossemos uma tartaruga com o casco voltado para baixo.
Em seguida, deveríamos escolher um dos lados (direito ou esquerdo) e inclinar o pescoço para esse lado. Feito isso, deveríamos, com um embalo, colocarmos o joelho do lado contrário a que inclinamos a cabeça e em seguida fazer o rolamento para trás por cima dos ombros.
Queda Lateral.
4. Queda com antebraços
- Shintai
É a movimentação do Judô, sempre se inicia com o pé esquerdo e o retorno é feito com o pé direito.
- Kumikata
É a maneira como devemos segurar o adversário, chamada popularmente de “pegada”. A professora nos ensinou a pega básica e mais usada por iniciantes, a chamada “gola-manga”.
- Projeções
- Estrangulamentos
- Chaves
- Imobilizações
Houve uma fala breve sobre cada um dos elementos, que serão estudados e aprofundados posteriormente. Como a aula já estava no final, tivemos demonstração prática somente de alguns elementos.
Depois do alongamento final, nos saudamos e mais uma aula terminou com sucesso.
É isso aí. Até a próxima pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário