Olá pessoal!
Na quinta feira, dia 22 de novembro, tivemos primeiro a
teoria e em seguida fomos ao tatame, aplicar os conhecimentos adquiridos à
prática.
O conteúdo principal das aulas foi à relação
esforço/pausa, existente em todas as modalidades de lutas. Na aula prática, a
professora organizou um circuito, que funcionou da seguinte maneira:
Divididos em três estações, doze alunos, separados em
seis duplas realizariam uma atividade de força (primeira parte) e uma atividade
no “descanço” (segunda parte).
- Primeira parte: A atividade de força, fase do esforço, era a mesma em todas as estações e se caracterizava pelo golpe ippon-seoi-naguê. Apenas um dos alunos da dupla aplicaria o golpe, enquanto o colega o auxiliaria “sofrendo” o mesmo. Para facilitar o circuito para nós que não somos atletas, a professora permitiu que o golpe fosse feito de maneira incompleta, não havendo necessidade de arremessar o colega ao chão.
Fase do esforço: aluno realizando o golpe.
Fase do esforço: os alunos foram “poupados” de realizarem
a queda, porém, era necessário que se levantasse o colega do chão.
Durante essa etapa, os alunos teriam que realizar o golpe
ippon-seoi-naguê o maior número de
vezes que conseguissem no período de 15 segundos.
- Segunda parte: Cada estação deveria realizar uma atividade durante a fase da pausa, que era num período de 30 segundos.
Estação 1: Os alunos nesta estação deveriam fazer a
movimentação, também chamada de shintai.
Estação 2: Aqui, o aluno que realizou o golpe, deveria
fazer uma série de flexões de braço, sendo que uma das mãos deveria ficar
apoiada na medicine Ball, alternando sempre a mão de apoio na bola.
Estação 3: Durante a pausa, o aluno que realizou o golpe,
deveria fazer o exercício "passada" segurando um bastão, para permanecer com as costas retas.
E após os 30 segundos, os alunos retornavam para a
aplicação do golpe, por mais 15 segundos, e assim sucessivamente.
Os testes da relação esforço/pausa no judô, normalmente
são realizados com o período de esforço de 15 segundos e a pausa de 30 segundos, durante 5 à 6 minutos, que seriam os tempos de uma luta normal ou a
um possível golden score, respectivamente.
No caso de nosso
circuito, os alunos foram submetidos a apenas 3 minutos e meio, com o tempo de esforço de 15 segundos e a pausa de 30 segundos.Após essa série, os alunos tiveram um intervalo de 3 minutos, pois as atividades eram de caráter aeróbio e precisavam de maior tempo de recuperação. Dando sequencia a aula, os alunos repetiram o circuito, com o mesmo tempo de esforço (15 segundos) e pausa (30 segundos), porém, desta vez, o tempo foi de apenas um minuto e meio (exatamente por não sermos atletas).
Foi isso minha gente! :)
Até a próxima.
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