sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Special Judo Fitness Test - SJFT

Na nossa última aula, nos conhecemos um pouco deste teste que é muito utilizado por atletas de Judô  como um meio de testar e aumentar a capacidade anaeróbica e também aeróbica do atleta. O teste funciona da seguinte maneira, com a utilização da técnica ippon-seoi-nague. O teste é dividido em três períodos  15s (A), 30s (B), e 30s (C), com intervalos de 10s. Durante cada um dos períodos  o atleta executante arremessa dois colegas (distantes 6m um do outro) o maior número de vezes possível, utilizando a técnica. A potência aeróbia seria o máximo que o atleta consegue chegar em um curto espaço de tempo, e a anaeróbia o máximo de arremessos que o atleta consegue fazer. Imediatamente  e após 1min do final do teste, é verificada a frequência cardíaca do atleta. Ao fim do teste é realizada a soma dos arremessos que são calculados junto a uma equação:

Portanto quanto melhor o desemprenho no teste, menor o valor do índice. E ainda com o resultado desta equação e com as marcas da frequência cardíaca é possível  fazer a classificação de desemprenho como excelente  bom regular, fraco e muito fraco, para as variáveis  total de arremessos, frequência cardíaca apos, frequência cardíaca 1min apos e o valor do índice. 
Abaixo segue uma figura para ter uma ideia do teste

Nos realizamos o teste com alguns colegas da nossa sala, porem com algumas adaptações. O espaço entre um parceiro e outro era menor, e usamos a técnica ippon-seoi-nague, apenas tirando os pés do colega do chão, sem precisar derruba-lo.

Você pode ter mais conhecimento sobre este teste e outras curiosidades sobre o treinamento competitivo do Judô através do livro Judô: desempenho competitivo de Emerson Franchini.


FONTE: FRANCHINI, Emerson. Judô: desempenho competitivo 2°edição, Barueri-SP. Manole editora 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário