Continuamos com a atividade do pega-pega, porém, agora a dinâmica funcionou
da seguinte forma:
Um aluno, como "pegador", deveria colar os colegas.
A pessoa que fosse colada, deveria ficar na posição de "cocorinha", como na imagem abaixo:
Essa posição, vem da capoeira. É um movimento de esquiva, no qual com uma das mãos o indivíduo protege o rosto e com outra mantém o equilíbrio.
Para que essa pessoa fosse "descolada", alguém deveria passar uma das pernas por cima da cabeça de quem estava na posição de cocorinha, da mesma maneira como nas imagens que seguem:
Esse movimento também tem origem na capoeira.
É um golpe de ataque, que pode variar conforme a posição do adversário. Basicamente quem o executa ergue a pena e empurra-a para fora e puxa para dentro, formando uma "meia lua", forma que deu nome ao movimento.
Feito isso a pessoa estava descolada e voltava para o jogo.
Como já dito na explicação das imagens, as posições que a professora colocou na brincadeira fazem referencia a golpes de capoeira. Quando a pessoa era colada vimos a ação motora de Ataque (tocar) ou para não ser colada trabalhamos a ação motora da Defesa (esquivar-se).
Quando já estava colada, a pessoa utilizava um dos braços na frente do rosto como forma de proteção. Temos aí mais um elemento da Defesa (bloquear). Também podemos caracterizar a ação do aluno que estava descolando como uma ação de Ataque.
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