Abordagens
no Currículo da Educação Física, dos autores Fabrício Boscolo Del'Vecchio e
Emerson Franchini. Esse texto é encontrado na Parte II: Estudos e pesquisas na
área e no campo da educação física: o currículo, do livro Formação Profissional
em Educação Física: Estudos e pesquisas, de Samuel de Souza Neto e Dagmar
Hunger(org.).EditoraBiblioética Coleção Formação Profissional.2006. Nesse texto os autores cometam como as lutas
estiveram presentes desde a origem da humanidade, seja por fins de sobrevivência,
violência, cultura até manifestações esportivas Lutas, Artes Marciais e
Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e bem como toda a sua
evolução, com modalidades se tornando olímpicas, surgindo no âmbito escolar,
academias, clubes, etc. Descrevem como é a atuação do profissional de educação
física nesse meio, a preparação e a necessidade de uma formação profissional
para uma melhor intervenção nesse segmento. Ao longo de suas nove páginas,
contendo introdução, quatro subtítulos e considerações finais. O texto é
produzido de uma forma clara, com citações de diversos autores.
Em
uma breve introdução os autores comentam como as lutas são uma das mais antigas
manifestações da cultura humana, sendo propagada mundialmente e com
características distintas em cada região. Brevemente relatam sobre a história,
registros arqueológicos, como era na Idade Média. As primeiras modalidades de
combate,como foram nos Jogos Olímpicos na antiguidade as modalidades de boxe e
pankration, bem como outras características. No primeiro subtítulo descrevem
sobre os lugares aonde ocorre a busca por serviços relacionados a atividades de
lutas, como por exemplo, nas escolas - encarada como conteúdo-, academias,
condomínios, seja por busca de condicionamento físico ou lazer e no esporte com
o âmbito de competição e preparação técnica. Com isso, existe a possibilidade
de pesquisas, para auxiliar a compreensão sobre o tema. A disciplina de lutas e
artes marciais está presente no currículo de Educação Física, seja na
licenciatura ou bacharel, abordando conteúdos como a história, definições,
classificações, preparação física, aspectos psicológicos entre outros.
No
segundo subtítulo os autores falam da preparação do perfil do profissional, as
necessidades do mercado de trabalho. A formação pode ser direcionada para
Educação Física Escolar, Educação Física não Escolar ou Esporte. Descrevem também,
a vivência práticas das disciplinas e como elas podem ser classificadas, as
criticas e dificuldades existentes a cerca de algumas delas. Saber executar é
importante para poder ensinar, porém, alguns domínios de técnicas levam anos
para serem aprendido e no currículo da graduação o período destinado a essa
disciplina não é o suficiente. Com isso as vivências práticas dessas
disciplinas são direcionadas aos alunos, as práticas supervisionadas onde
alguns graduandos tentariam ensinar o movimento e outro, juntamente com o
responsável pela disciplina, analisaria. No próximo subtítulo descrevem sobre
as habilidades motoras típicas das lutas. Nas considerações finais citam alguns
conteúdos a serem abordados como: origens e desenvolvimentos das lutas, artes
marciais e esportes de combate, saber classificar as ações motoras e os
princípios operacionais, conhecer as vestimentas.
Com
base no texto estudado, podemos perceber que a busca por um ensino
generalizado, e que seja mais abrangente vem sendo cultivada no âmbito do
ensino da matéria de Lutas/artes marciais, que constitui parte integrante da
grade curricular do curso de Educação Física. Busca-se um ensino que
proporcione, cada vez mais, oportunidades de múltiplas intervenções aos
graduandos quando no término da vida universitária e início da vida
profissional.
Tal
fato tem se fundamentado na condição que parte dos profissionais de Educação
Física enfrentam obstáculos em sua pratica diária, obstáculos estes que não
existiriam se os formandos tivessem recebido uma educação voltada ao
conhecimento amplo dos conteudos abordados
na disciplina em questão, e o mecanismo das aulas praticas bem como a carga
horária desta modalidade de aprendizagem fossem alterados.
Mais
do que conhecimento sobre o funcionamento de cada modalidade de luta,
precisamos de conhecimento sobre as capacidades envolvidas, a anatomia de cada
movimento, a fisiologia do esporte, as conseqüências de um movimento mal
executado, as ações que devem ser colocadas em pratica no caso de um incidente,
sobre a historia e a cultura que envolvem cada luta. Só assim, tornar-se-a
possível a formação de professores/educadores físicos capazes de transmitir os
conhecimentos de sua formação com toda a naturalidade e confiança que se faz
necessária.
Este
texto é indicado para professores, acadêmicos do curso de Educação Física
Licenciatura e Bacharel, pessoas que tenham um conhecimento básico sobre o
assunto ou para quem tem a curiosidade de saber como tende a ser o ensino de
lutas nas escolas.
Ágatha
Verice Montanha dos Santos
Bruna
Carolina Wojciki
Camila
Aparecida Côrtes Dezatenicki
Acadêmicas
do curso de bacharelado em Educação Física, da Pontifícia Universidade Católica
do Paraná.
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