terça-feira, 14 de agosto de 2012

Nossa primeira aula prática - Part 1


Neste post, vamos relatar as atividades da nossa primeira aula prática de lutas, realizada no dia 09 de agosto de 2012, ministrada pela professora Keith Mary de Souza Sato Urbinati.

* Para você entender melhor, algumas atividades são classificadas das seguintes maneiras:
Referente à ação motora:
  • Percussão: objetivo de tocar.
  • Domínio: objetivo de agarrar
Referente à distância:

  • Curta (geralmente usada nas atividades de domínio)
  • Média (atividades de percussão)
  • Longa (geralmente aquelas que utilizam objetos)
Referente ao grupo de pessoas: 
  • Micro: grupo pequeno (ex:duplas)
  • Macro:  número maior de pessoas (ex: três ou mais)
Para a iniciação do ensino de lutas, principalmente com crianças. O mais aconselhavel é iniciar as atividades de caráter  macro, preparando para as atividades posteriores com ordem micro.

Atividades

1° Socialização


A professora propôs uma atividade lúdica, com objetivo de promover a interação entre nós alunos e também socializar-nos. A atividade funcionou assim: a turma se posicionou em círculo e cada aluno deveria fazer um gesto de uma luta, arte marcial ou de um esporte de combate e apresentar-se. Em seguida, o colega da direita repetia o gesto e reproduzia seu próprio movimento. Essa atividade tem caráter macro, pois é realizada em grupo.

2° Corrida com jornal
Utilizando uma folha de jornal, fizemos uma corrida. Ao comando de voz da professora, deveríamos posicionar e manter a folha de jornal no segmento ordenado, sem deixar de correr. Por exemplo: manter a folha no joelho. Agora no ombro... Essa atividade tem como objetivo preparar o sistema cardiopulmonar para as atividades posteriores, sendo caracterizada como aquecimento. Além disso, proporcionou a nós alunos a observação de nosso próprio esquema corporal. É possível classificar esta atividade como micro, uma vez que é praticada de forma individual.

3° Alongamento com jornal
Continuamos utilizando a folha de jornal, porém, agora ela serve como auxílio para o alongamento. Este por sua vez, trabalha os grandes grupos musculares para uma prática segura e saudável de qualquer modalidade. Essa atividade é entendida como micro, pois é executada individualmente.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário